Endodontia é a especialidade da medicina dentária responsável pelo tratamento de patologias da polpa dentária (nervo) e de todos os tecidos periapicais.
O tratamento endodôntico ( ou desvitalização ) é indicado em casos de alterações por cárie profunda, fraturas dentárias, desgaste severo, trauma dentário, de entre outras indicações.
O objetivo deste tratamento é manter o dente na cavidade bucal e a saúde dos tecidos periapicais, excluindo a necessidade de extração.
Um problema endodôntico pode manifestar-se por diversos sintomas:
- A dor espontânea;
- A sensibilidade prolongada ao frio e/ou ao calor;
- O desconforto ao toque e mastigação;
- ... outros.
De entre os sinais mais comuns, pode-se incluir também a presença de abcesso ou fístula (pequena bolha de pus na gengiva), o que pode indicar uma infeção no osso ao redor da raiz do dente.
Aliada à rápida evolução nas técnicas e materiais existentes na medicina dentária, tornou-se possível a remoção do nervo infetado e o preenchimento do canal já limpo com materiais apropriados ao selamento e desinfeção do mesmo.
Como é feito o tratamento?
A endodontia ou desvitalização é um processo que pode ser concluído apenas numa sessão, mas podem ser necessárias várias sessões, dependendo do caso.
- Após anestesia local, cria-se um acesso à polpa (nervo), removendo-se também todo o tecido cariado e/ou material restaurador necessário.
- De seguida retira-se todo o tecido da polpa dentária presente na raiz ou raízes; em casos de retratação são removidos os materiais de obturação colocados anteriormente.
- Para finalizar o canal ou os canais do dente são cuidadosamente preparados, desinfetados e preenchidos com material de obturação ( Gutta Percha) e cimento, promovendo assim um selamento do canal ou canais radiculares.
Na Via Oral utilizamos equipamentos avançados para este tipo de procedimento: